Gestão de Riscos

Quais os riscos que podem impactar o negócio? A indústria Bancária desenvolveu enorme quantidade de ferramentas para gerenciar seus riscos. Entretanto, estas ferramentas podem ser utilizadas pelas mais diversas indústrias, a medida que todas são afetadas pela volatilidade do dinheiro, fatores externos e o uso intensivo de sistemas de informações. Para isto, foram desenvolvidas metodologias, análises e ferramentas específicas para cada um dos riscos existentes nas organizações. Dentre os principais riscos, podemos citar:

  1. O risco operacional está relacionado a perdas potenciais originárias de falhas em sistemas de informações, erros humanos, procedimentos e controles inadequados, risco de imagem e reputação e eventos externos . A partir das estruturas de controles internos é possível identificar, classificar, monitorar e tomar ações a fim de mitigar os riscos existentes nas organizações.
  2. O risco de mercado está associado às oscilações de taxas de juros e preços de ativos financeiros. E isto pode ocasionar perdas financeiras ou falência da organização, caso não sejam devidamente controladas. O risco de mercado é a possibilidade da ocorrência de perdas, resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas por uma instituição financeira. Na definição de risco de mercado incluem-se os riscos das operações sujeitas à variação cambial, taxas de juros, preços de ações e dos preços de mercadorias. A gestão de risco de mercado permite conhecer as possíveis perdas e tomar as ações necessárias para mitigá-las ou evitá-las.
  3. O risco de liquidez trata da ocorrência de desequilíbrios entre ativos negociáveis e passivos exigíveis – “descasamentos” entre pagamentos e recebimentos que possam afetar a capacidade de pagamento da instituição – levando-se em consideração as diferentes moedas e prazos de liquidação de seus direitos e obrigações. A gestão do risco de liquidez permite um adequado controle do fluxo de caixa da instituição e mecanismos contingências para situações de mercado de baixa liquidez.
  4. O risco de crédito trata da possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelo tomador do crédito de suas respectivas obrigações financeiras conforme pactuadas, da deterioração na classificação de risco do tomador, da redução de ganhos ou remunerações decorrentes de renegociação e anda dos custos de recuperação. A gestão do risco de crédito envolve toda a estrutura de gerenciamento, metodologias, políticas e práticas adotadas para uma boa concessão de crédito.

A RCMC poderá apoiar sua organização no mapeamento dos respectivos riscos e definição de políticas e ações que proporcionem um maior retorno do capital.