Informativos:

Agilidade, Compromisso com o negócio e baixo custo são imperativos para os departamentos de TI. Sua TI promove vantagem competitiva? Diversas pesquisas apontam que as empresas com uma boa governança de TI apresentam desempenho melhor do que as empresas administradas sem uma governança de TI. Os executivos das empresas continuam frustrados com os resultados entregues pela TI e com os custos existentes. Porém sem estabelecer uma boa governança de TI esta insatisfação será permanente. E pior, o resultado dos negócios será diretamente afetado pelas ineficiências da governança. As empresas administram muitos ativos – pessoas, dinheiro, instalações, equipamentos, relacionamento com o cliente e a informação. Nos últimos anos, a informação se tornou um dos importantes ativos nas organizações. Sem ela, não podemos melhorar os processos de negócios assim como conhecer melhor as necessidades de nossos clientes. A governança de TI envolve um conjunto de práticas em que todos os gestores passam a ser co-responsáveis pelo ativo da informação. E junto com a TI estabelecem procedimentos para que as estratégias de negócios estejam alinhadas com as demandas de TI.

A RCMC possui amplo know how para desenvolver e implementar modelos de governança de TI a seus clientes melhorando significativamente a percepção e o valor da TI. E também de efetuar estudos de análise de gap entre os processos de negócios e o uso eficaz da TI.

Quais os riscos que podem impactar o negócio? A indústria Bancária desenvolveu enorme quantidade de ferramentas para gerenciar seus riscos. Entretanto, elas podem ser utilizadas pelas mais diversas indústrias, a medida que todas são afetadas pela volatilidade do dinheiro, fatores externos e o uso intensivo de sistemas de informações.

Para isto, foram desenvolvidas metodologias, análises e ferramentas específicas para cada um dos riscos existentes nas organizações. Dentre os principais riscos, podemos citar:
O risco operacional está relacionado a perdas potenciais originárias de falhas em sistemas de informações, erros humanos, procedimentos e controles inadequados, risco de imagem e reputação e eventos externos . A partir das estruturas de controles internos é possível identificar, classificar e monitorar e tomar ações a fim de mitigar os riscos existentes nas organizações.
O risco de mercado está associado as oscilações de taxas de juros e preços de ativos financeiros. E isto pode ocasionar perdas financeiras ou falência da organização se não forem devidamente controladas. O risco de mercado é a possibilidade da ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas por uma instituição financeira. Na definição de risco de mercado incluem-se os riscos das operações sujeitas à variação cambial, taxas de juros, preços de ações e dos preços de mercadorias. A gestão de risco de mercado permite conhecer as possíveis perdas e tomar as ações necessárias para mitigá-las ou evitá-las.
O risco de liquidez, trata da ocorrência de desequilíbrios entre ativos negociáveis e passivos exigíveis – “descasamentos” entre pagamentos e recebimentos que possam afetar a capacidade de pagamento da instituição, levando-se em consideração as diferentes moedas e prazos de liquidação de seus direitos e obrigações. A gestão do risco de liquidez permite um adequado controle do fluxo de caixa da instituição e mecanismos contingências para situações de mercado de baixa liquidez.
O risco de crédito trata da a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento pelo tomador do crédito de suas respectivas obrigações financeiras conforme pactuadas, da deterioração na classificação de risco do tomador, da redução de ganhos ou remunerações decorrentes de renegociação e anda dos custos de recuperação. A gestão do risco de crédito envolve toda a estrutura de gerenciamento, metodologias, políticas e práticas adotadas para uma boa concessão de crédito.

A RCMC poderá apoiar sua organização no mapeamento dos respectivos riscos e definição de políticas e ações que proporcionem um maior retorno do capital.

Racionalização de processos e aumento de produtividade possuem grande dependência da tecnologia da informação. E como resolver este dilema? Por um lado as empresas precisam que os departamentos de TI sejam especialistas e conheçam profundamente todas as novas tecnologias, por outro lado as áreas usuárias e gestores dependem da TI para atingirem as suas metas. Porém, muitos são os retrabalhos e atividades manuais efetuados pelas áreas usuárias que não aparecem para a alta administração ou executivos de negócios. A RCMC, com expertise em negócios, processos e tecnologia pode apoiar sua empresa na identificação de processos ineficientes ou de baixa produtividade.

Ferramentas de BI envolvem menos de tecnologia e mais de criatividade, conhecimento do negócio, percepções e indicadores. E o sucesso dos negócios tem grande dependências destas ferramentas. A ferramentas de BI permitem a todas as pessoas e principalmente os gestores e alta administração de acessar, interagir e analisar dados a fim de gerenciar seu negócio e melhorar seu desempenho .
A RCMC possui grande know how na implementação de soluções de BI para envolvendo metas, riscos, inadimplência, perdas financeiras, custos e outros.

Como a Gestão de Projetos proporciona melhor resultado dos negócios e torna as empresas mais competitivas? Nos últimos 10 anos, com a crescente demanda de novos produtos nas empresas com ciclo de vida cada vez menor, vem exigindo cada vez mais das empresas a adoção de metodologias e melhores praticas de gerenciamento de projetos. Se parte dos resultados dos negócios dependem da entrega de projetos, podemos perceber o impacto financeiro nas empresas quando um projeto é mal sucedido ou entregue com atraso.
A RCMC possui grande experiência na implementação das melhores praticas de gerenciamento de projetos, também na na implementação de escritórios de projetos e ainda na execução do planejamento e controle dos projetos ou treinando equipes que trabalham com projetos.